Ágora


Título original: Ágora
Ano: 2009
Realizador: Alejandro Amenábar
Género: Drama, Histórico, Romance
Actores principais: Rachel Weisz, Max, Minghella, Oscar Isaac, Ashraf Barhom, Michael Lonsdale, Rupert Evans


Este é um filme que eu recomendo, não pelos efeitos visuais, não pelas reconstruções magníficas de cidades que já desapareceram, não pela história, nem sequer pelas personagens, mas porque é um filme que nos coloca na seguinte situação: ao sairmos da sala de cinema, se alguém nos perguntasse se somos cristãos, sentiríamos ou não relutância em dizer que sim?

A história começa no ano de 391 d. C., na cidade de Alexandria, no Egipto, que possuía a maior biblioteca do mundo de então e um farol que guiava os barcos no Mediterrâneo cuja luz podia ser vista a 50 km de distância.

A personagem principal do filme é Hipácia, uma matemática, filósofa e astrónoma brilhante, que vive no tempo do declínio do Paganismo (do mundo greco-romano) e da expansão do Cristianismo.
Entre as lutas entre os pagãos e os”Parabolani (cristãos que arriscavam a vida para tratar de enfermos e enterrar cadáveres), existem histórias paralelas: Davus, um escravo cristão que se apaixona pela sua senhora, Hipácia; a ascensão de Cirilo ao cargo de bispo de Alexandria e a sua determinação em acabar com o Paganismo; e Orestes, aluno de Hipácia, que chegou a Prefeito romano de Alexandria e que tinha na sua antiga professora o seu maior apoio.

No filme a História é manipulada, existem vários erros factuais que nos levam a concluir que os cristãos são mais intolerantes do que aqueles que em nada acreditam.
Hipácia é a mártir do filme, pois é retratada como uma agnóstica (quando na realidade era pagã) a quem Cirilo e os parabolani condenaram e executaram.
Os cristãos são retratados como intolerantes que matam todos aqueles que não se baptizavam.

Portanto, se no final vos perguntarem se são cristãos, não tenham medo de dizer que sim, porque aqueles que no filme se diziam cristãos não conheciam, com certeza, o Jesus que eu conheço!


Joana Loja
Sete Rios, Janeiro de 2010

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...